quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem de wirestock no Freepik
A Dinamarca está prestes a ser o primeiro país do mundo a tributar arrotos e flatulências (puns) do gado, com o objetivo de combater as emissões de metano, sendo este o segundo gás com efeito estufa mais presente na atmosfera.
A partir de 2030, as emissões de metano provenientes de bovinos e suínos dinamarqueses serão tributadas em 300 coroas (equivalente a aproximadamente R$ 239 na cotação atual) por tonelada de CO2 equivalente.
Este valor aumentará para 750 coroas (cerca de R$ 554) até 2035, como parte de um acordo alcançado em junho entre o governo, parte da oposição, representantes dos pecuaristas, da indústria e dos sindicatos. A proposta ainda aguarda aprovação pelo Parlamento do país escandinavo.
O objetivo principal desta medida ambiciosa é atingir a neutralidade de carbono até 2045, equilibrando as emissões de gases de efeito estufa com a sua absorção.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.