quinta-feira, 25 de abril de 2024

MUNDO

Dinamarca possui o presídio mais humanizado do mundo

POR Jornal Somos | 08/02/2020
Dinamarca possui o presídio mais humanizado do mundo

C.F. Møller/Divulgação

S

Sem grades, Dinamarca constroi a Unidade Prisional mais humanizada do mundo. O prédio arquitetado para receber 250 detentos está localizado na cidade de Gundslev, a 100 km de distância da capital, Copenhagen. Por incrível que pareça, é um presídio de segurança máxima, o qual as celas lembram um quarto de hotel, inclusive com direito a uma janela enorme. Utilizando de madeira e luz natural, as áreas comuns foram projetadas ao estilo escandinavo.

 

 

Diferente da grande maioria das outras cadeias, nesta não há um refeitório central, porque a cada grupo de quatro a sete celas possuem um espaço social, com sala e cozinha, onde os detentos preparam suas próprias refeições e utilizando de ingredientes que eles mesmos compram na mercearia do presídio, pois todos os presos têm que trabalhar, e são remunerados por isso. O local tem um forte sistema de vigilância, com 300 câmeras de monitoramento e muros de seis metros de altura que o cercam.

 

 

O presídio humanizado não é novidade na Escandinávia, a Noruega também possui desde 2010. A ideia de tratar bem os presos parte do princípio de ressocialização em um ambiente legal, evitando que o detento volte a cometer crimes. Estatísticas mostram que na Dinamarca a taxa de reincidência é de 27%, equivalente a metade da taxa dos Estados Unidos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: