quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Ana Lucia Frony
No calendário está marcado que o verão 2023/2024 começa no dia 22 de dezembro. Neste dia, às 00h27, o Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão. O solstício é um momento, com dia hora, minuto e segundo muito bem calculados pelos astrônomos e está relacionado exclusivamente com o movimento da Terra ao redor do Sol.
O solstício ocorre duas vezes por ano, em junho e em dezembro. Em junho, ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte e o Polo Norte tem a maior inclinação para o Sol, fica iluminado por seis meses. Agora, em dezembro, no dia 22, será vez de o Hemisfério Sul ter o solstício de verão, quando o Polo Sul ficará com máxima inclinação para o Sol.
No verão no Hemisfério Sul, o Polo Sul ficará seis meses com sol. Mas o verão no continente Antártico começou lá no início da primavera, em 22 de setembro e prossegue por seis meses, até março. Então, até por volta do dia 20 de março, quando termina o verão no calendário civil e começa o outono, o sol fica acima da linha do horizonte lá na Antártida. Pode parecer estranho, mas astronomicamente o solstício é o ponto máximo do verão.
A palavra solstício, vem do latim, pode ser traduzida como “sol parado”. Uns dias antes e uns dias depois do solstício, a posição do sol para quem está vendo na superfície terrestre não muda muito e por isso essa impressão de que está parado.
Mas não está! Com o decorrer do verão, à medida que os dias passam e vamos nos aproximando do outono, no fim de março, a altura do sol no horizonte vai ficando cada vez menor, o caminho do sol aparente vai ficando mais baixo no horizonte.
No dia do solstício de verão, que em 2023 ocorre no dia 22 de dezembro, às 00h27 (horário de Brasília), o Sol atinge a máxima distância em relação aos pontos cardeais leste e oeste. É no verão que o Hemisfério Sul recebe a sua maior dose de sol ao longo do ano, especialmente em dezembro e em janeiro, que são as semanas mais próximas do solstício de verão no Hemisfério Sul.
Quem mora nos estados do Sudeste, do Sul e nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste percebe que o sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Os dias estão mais longos. São mais horas de sol para esquentar o ar, para a manter as temperaturas elevadas.
É no solstício de verão que temos o dia mais longo, o maior número de horas de dia claro e a noite mais curta. No solstício de inverno ocorre o dia mais curto e a noite mais longa.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.