sábado, 18 de janeiro de 2025

Dia dos Finados tem origem na cultura Celta; Igreja católica incorporou celebração séculos mais tarde

POR Ludmilla Menezes | 02/11/2024
Dia dos Finados tem origem na cultura Celta; Igreja católica incorporou celebração séculos mais tarde

Imagem: freepik

N

No Brasil o dia 02 de novembro foi definido oficialmente como Dia dos Finados. A data foi instituída pela Igreja Católica Apostólica Romana em 998 d.C., por volta do século X.

 

Mas as missas em memória aos mortos, só foram adotadas em 1915 pelo Papa Bento 15, quando ele permitiu que os sacerdotes realizassem as celebrações.

 

Mas o mês de novembro já era um período do ano em que outras religiões homenageavam aqueles que se foram. Muito antes da Igreja Católica criar o Dia dos Finados.

 

Na Idade Média, a Igreja resolveu criar algumas datas específicas para incorporar e modificar uma celebração Celta, bem mais antiga e com muitos adeptos na Europa: o Samhain. 

 

O ritual Samhain era praticado há mais de 2 mil anos pelos povos celtas da Europa Central no dia 31 de outubro, local que hoje compreende vários países como Irlanda, Escócia, Inglaterra, País de Gales, Holanda, Dinamarca, entre outros.

 

Os celtas eram um povo que acreditava em diversos deuses e em lendas. Para eles, o Samhain era um período especial de colheita e preparação para o inverno, época também em que o mundo dos deuses se tornava visível e havia uma intensidade sobrenatural, tanto que os espíritos dos mortos saiam de suas tumbas e caminhavam na noite especial do dia 31, segundo a fonte histórica.

 

Com informações National Geographic Brasil

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: