quinta-feira, 25 de abril de 2024

MUNDO

Desenho Peppa Pig é acusado de machismo em Londres

POR Jornal Somos | 23/03/2019
Desenho Peppa Pig é acusado de machismo em Londres

CNN

O

O desenho Peppa Pig gerou discussões sobre feminismo. Em 2013, a personagem foi chamada de “feminista” e acusada de estar mais alinhada ao “Partido Trabalhista (inglês), e não às crianças em idade pré-escolar” por um colunista do jornal britânico “Daily Telegraph”. Agora, o Corpo de Bombeiros de Londres acusa o desenho animado de machismo por usar terminologia sexista.

 

Em um dos episódios, o narrador do desenho diz que uma das personagens femininas está vestida como um “fireman”, termo em inglês usado para se referir aos bombeiros homens, ao invés da opção “Firefighter” (com o sufixo que, neste caso, serve para ambos os gêneros). A corporação então usou sua conta no Twitter para dar uma bronca bem-humorada nos produtores do desenho: “Vamos lá @peppapig, não somos bombeiros homens há 30 anos”.

 

No Twitter o Corpo de Bombeiros londrino também disse que Peppa Pig tem “grande influência nas crianças, e o uso de estereótipos de gêneros criam barreiras para que as meninas se interessem por uma carreira na corporação”. Ao final, um convite para a famosa personagem: “Entre para a nossa campanha de combate ao sexismo!”.

 

A campanha #Firefightsexism foi lançada pelo Corpo de Bombeiros de Londres em 2017. A ideia é fazer com que as pessoas substituam a palavra “fireman” por “firefighter”.

 

No comando da campanha está Dany Cotton, primeira mulher a dirigir a corporação em seus 154 anos de história. Ela já afirmou que o uso de linguagem inadequada pode afastar as mulheres da carreira que exige muito do físico. Para Cotton, “Londres é uma cidade complexa e protegê-la exige habilidades diversas”.

 

Segundo o jornal britânico “The Telegraph”, somente 354 dos mais de cinco mil bombeiros da capital londrina são mulheres, o que representa apenas 7%.

 

“É preciso desafiar a linguagem desatualizada que nossa pesquisa indica que impede as meninas e as mulheres de considerarem o combate a incêndios como uma carreira profissional e recompensadora”, disse um porta-voz do Corpo de Bombeiros de Londres ao “Telegraph”.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: