quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Foto: Bruno Kelly / USAID Brasil
Uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) foi interrompida após um decreto do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que suspendeu a ajuda americana a outros países. A medida afeta diretamente o Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil, implementado desde 2021.
A decisão, assinada por Trump em 20 de janeiro, suspende por 90 dias todos os projetos que destinam recursos a nações estrangeiras. Com isso, o programa de combate a incêndios florestais, que formou mais de 3 mil brigadistas brasileiros, está paralisado.
Entre 2021 e 2023, o programa ofereceu pelo menos 51 cursos e treinamentos em parceria com o Ibama, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os treinamentos capacitaram, principalmente, mulheres indígenas, que passaram a atuar como brigadistas em seus territórios para combater focos de incêndios.
O Ibama confirmou a suspensão das atividades após receber uma notificação oficial por e-mail. O decreto estipula que devem ser suspensas “novas obrigações e desembolsos de fundos para países estrangeiros, organizações internacionais e não governamentais implementadas”.
O Serviço Florestal dos Estados Unidos, vinculado ao Departamento de Agricultura, administra aproximadamente 780 mil milhas quadradas de florestas e pastagens nacionais. Em seu site oficial, a agência define sua missão como “manter a saúde, a diversidade e a produtividade das florestas para atender às necessidades das gerações atuais e futuras”.
Com a suspensão, profissionais e brigadistas que dependem da parceria para capacitação técnica podem enfrentar desafios para manter a mesma eficácia no combate aos incêndios florestais, especialmente em áreas indígenas e de difícil acesso.
Com informações G1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Vistos para profissionais qualificados e investidores não sofrem impactos diretos com discursos mais rígidos sobre imigração
Especialistas orientam sobre medidas para evitar a deportação e manter a legalidade no país