sexta-feira, 04 de abril de 2025
Imagem: Freepik
Nos Estados Unidos, o preço dos ovos atingiu níveis recordes, chegando a US$ 10,65 por dúzia no Walmart, o equivalente a cerca de R$ 61,37 na cotação atual. A disparada nos valores é reflexo de um surto de gripe aviária que já dizimou mais de 40 milhões de galinhas poedeiras ao longo de 2024, além de uma demanda crescente que pressiona a oferta.
Os surtos do vírus, registrados em estados como Califórnia, Indiana, Missouri, Carolina do Norte e Ohio, levaram à morte de 8,3 milhões de aves apenas em janeiro deste ano. Como consequência, os preços dos ovos subiram 14% entre novembro e dezembro e podem aumentar mais 20% em 2025, segundo projeções do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
O impacto da inflação dos alimentos, especialmente o aumento do custo dos ovos, gerou descontentamento entre os consumidores e foi apontado como um dos fatores que influenciaram a derrota da ex-vice-presidente Kamala Harris na corrida presidencial. Em 2024, o preço do ovo subiu 65%, superando outros itens básicos na alimentação dos norte-americanos.
A crise reforça os desafios enfrentados pela economia dos EUA, que segue lidando com a alta nos custos de vida e dificuldades na cadeia de abastecimento.
*Com informações CNN
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.