quarta-feira, 24 de abril de 2024

Coronavírus pode ser a primeira pandemia possível de ser controlada de acordo com OMS

POR | 09/03/2020
Coronavírus pode ser a primeira pandemia possível de ser controlada de acordo com OMS

STR / AFP

N

Nesta segunda-feira (09), o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que a “ameaça de pandemia” pelo Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é real.

                           

"Agora que o novo coronavírus está presente em muitos países, a ameaça de uma pandemia tornou-se muito real", declarou Tedros. O diretor-geral ressaltou, no entanto, que seria a primeira pandemia da história que poderia ser controlada. “Não estamos à mercê deste vírus”, disse.

 

De acordo com o boletim da OMS, 101 países, áreas ou territórios foram atingidos pelo Covid-19.

 

"Acho que ainda estamos no começo ou no meio da epidemia. Ainda estamos bastante no ciclo de subida da doença. A doença não terminou seu caminho de forma alguma", afirmou Michael Ryan, diretor-executivo de programas de emergência da OMS.

 

No entanto, ele também citou casos como o da China e de Singapura, que estão conseguindo combater o vírus e reduzir a transmissão local.

 

Nesta segunda-feira, a China registrou o menor número de novas infecções diárias desde o início do ano. A queda tem sido registrada desde, pelo menos, o fim de fevereiro.

 

Também foi relembrado pelos especialistas, medidas para evitar a disseminação do vírus: manter distância entre as pessoas, evitar aglomerações e manter a higiene das mãos.

 

"De todos os casos reportados ao redor do mundo até agora, 93% são de apenas 4 países", lembrou Tedros. "Essa é uma epidemia desigual no nível global. Países diferentes têm cenários diferentes, pedindo uma resposta personalizada".

 

Os países com mais casos reportados de Covid-19 são a China, onde o vírus surgiu, o Irã, a Coreia do Sul e a Itália.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: