quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Copa do Mundo Centenário será em Espanha, Portugal e Marrocos, com abertura no Uruguai

POR Bento Júnior | 04/10/2023
Copa do Mundo Centenário será em Espanha, Portugal e Marrocos, com abertura no Uruguai

Foto: Divulgação/Fifa

A

A Copa do Mundo Centenário, de 2030 terá um formato inédito e será disputada pela primeira vez em três continentes. As sedes principais serão os vizinhos Espanha, Portugal e Marrocos, porém o jogo de abertura será em Montevidéu, no Uruguai, como homenagem à primeira edição do Mundial, disputado em 1930. Também haverá jogos da primeira rodada na Argentina e no Paraguai.

 

Após os primeiros jogos na América do Sul, as demais partidas do torneio serão do outro lado do Oceano Atlântico, divididos nos países europeu e no africano. A decisão foi tomada hoje (04), pelo Conselho da Fifa, que, de acordo com o comunicado da entidade, "concordou por unanimidade" que a única candidatura na briga para sediar o Mundial de 2030 seria a luso-hispano-marroquina.

 

As três sedes principais ainda serão confirmadas no Congresso da Fifa, ano que vem, a depender da conclusão do processo de candidatura. A decisão de fazer os primeiros jogos na América do Sul também foi aprovada por unanimidade.

 

“Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo” disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

 

Antes de ser oficializada pela Fifa, entretanto, a informação foi “vazada” em entrevista coletiva pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. A Fifa pretendia anunciar a sede da Copa de 2030 apenas em outubro do ano que vem, mas tanto Domínguez quanto o presidente da federação paraguaia de futebol, Robert Harrison, afirmaram abertamente que o Mundial será dividido.

 

“A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes. Vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final” declarou Domínguez.

 

O Mundial de 2030, assim como o de 2026, será disputado no formato de 48 seleções e 104 partidos. Com o anúncio de hoje, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos no torneio assim como Espanha, Portugal e Marrocos, por serem os países sede.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: