quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Não é raro encontrarmos pais de famílias que se casaram jovens ou até mesmo ainda na juventude foram obrigados a abandonar a escola para cuidar da família ou ajudar pais na lida do dia-dia. Filhos criados, já na fase adulta percebe a falta que estudos faz neste mundo globalizado e informatizado e resolvem voltar aos estudos.
O problema é a vergonha de dividir com alunos bem mais jovens a sala de aula e isso na maioria das vezes desencoraja as pessoas a voltar para a escola. Com o objetivo de minimizar esse problema o governo de Goiás criou o projeto ALFABETIZAÇÃO E FAMÍLIA. O projeto Alfabetização e Família, desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), será ampliado em 2024. A previsão é que sejam criadas 600 novas turmas, em todo o Estado, capaz de atender até 6 mil jovens, adultos e idosos não-alfabetizados.
Lançado em 2019, o projeto visa universalizar a alfabetização da população com 15 anos de idade ou mais. De acordo com a “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação”, a taxa de analfabetismo entre os goianos nessa faixa etária era de 4,5% em 2022, correspondendo a 260 mil pessoas. Até 2023, o programa havia ofertado 531 turmas, em 153 municípios goianos, contribuindo com a alfabetização de 4.525 pessoas.
Segundo a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, uma das idealizadoras do projeto o objetivo do Governo de Goiás e atender cidadãos em todas as regiões do estado.
Para 2024, o projeto prevê a ampliação da oferta de turmas de alfabetização em todo o Estado. A ideia é atender, prioritariamente, os municípios em situação de vulnerabilidade ou com altos índices de analfabetismo. Para ofertar uma turma do projeto, prefeituras, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e instituições parceiras devem entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc no e-mail alfaeja24@gmail.com
A formação dos alfabetizadores, por sua vez, será realizada pela equipe da Seduc, por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos e do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (CEPFOR). A previsão é que as matrículas dos jovens, adultos e idosos interessados em participar do projeto sejam realizadas até o fim de fevereiro. Já as aulas devem ter início no mês de março. Como nunca é tarde para aprender, basta querer, a hora é essa.
Esse texto não reflete necessariamente a opinião Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.