quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Instagram/maiteperroni
Foi no dia 04 de outubro de 2004, que estreava pela Televisa um dos maiores fenômenos midiáticos dos últimos anos: a novela Rebelde. Versão de uma novela originalmente argentina, apesar das várias reproduções e versões (incluindo uma brasileira produzida pela Record), a que se tornou mais conhecida e amada mundo a fora foi a versão mexicana.
Estrelada por Anahí, Dulce María, Alfonso Herrera, Christopher von Uckermann, Maite Perroni e Christian Chávez nos papéis principais, o sucesso extrapolou as telinhas, levando esses seis que formavam “a banda” a se apresentarem em diversos shows de várias turnês, mesmo com o fim da novela em 2006, o grupo seguiu até 2009 quando encerraram a atividade e cada qual seguiu seu caminho, até 2020, quando quatro dos seis integrantes realizaram uma “live” na pandemia.
Nessa ocasião, foi lançando um novo single, remixado depois para a inclusão dos vocais de Dulce Maria que havia dado a luz a pouco tempo. Alfonso (Poncho) não retornou para os projetos novos por questões pessoais, envolvendo principalmente se considerar mais ator do que músico, apesar de ainda prestigiar os colegas de banda em alguns shows da Soy Rebelde Tour.
Mas o que isso tem a ver com a guerra televisiva no Brasil? Simples, em sua exibição “original” em terras tupiniquins, os direitos da novela estavam com o Grupo Silvio Santos, fazendo o SBT atingir picos de audiência nas exibições da novela. O sucesso foi tanto que (mesmo com cortes nos capítulos) a emissora do homem do baú está reprisando-a, aproveitando o hype da tour, inclusive disponibilizando temporariamente no catálogo de seu aplicativo de Streaming, o SBT Vídeos.
Por outro lado, o Grupo Globo, dono do Globoplay, anunciou hoje que Rebelde entrará no catálogo do streaming no mês que vem, se juntando a títulos como Marimar, Maria do Bairro e A Usurpadora, que ficaram conhecidas sendo transmitidas pelo SBT, mas que no streaming agora estão com o plim plim. Isso nos leva a aumentar ainda mais as dúvidas sobre quem ficará com os direitos de transmissão dos shows da Soy Rebelde Tour no Brasil?
Analizando os fatos, o SBT tem uma estreita e antiga relação com o grupo, e com a Televisa, por outro, praticamente todos os grandes shows e festivais recentes que foram televisionados, tiveram transmissão pelo Multishow (canal pago gerido pela Globo). Fica então a dúvida, quem vai ganhar essa queda de braço, o grupo do baú, ou o plim plim? Seria a entrada da novela no catálogo da Globoplay um prenúncio que a emissora dos Marinho continuará com seu monopólio dos shows e festivais?
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.