segunda-feira, 08 de julho de 2024

MUNDO

Coluna Bento Junior: GUERRA EM ISRAEL TEM RAÍZES CULTURAIS

POR Bento Júnior | 10/10/2023
Coluna Bento Junior: GUERRA EM ISRAEL TEM RAÍZES CULTURAIS

Foto: Itai Ron / Reuters

O

O assunto que mais se tem falado na mídia, desde o último sábado (07), é o conflito que tomou conta da “terra santa”. Apesar da recente escalada das tensões após o ataque do grupo terrorista palestino Hamas, as origens do conflito têm uma base cultural e são bem mais antigas.

 

Israel e Palestina é um conflito que tem sua origem na criação das religiões judaica e islâmica, onde o povo que hoje é conhecido como palestino ainda não era árabe, e convivia pacificamente com os judeus na região, quem frequenta alguma igreja pode conhecer esse período dos tempos de Davi e Salomão na bíblia.

 

Em um certo momento da história e da cultura judaica, já na chamada “era cristã” houve uma revolta na então chamada Judéia, reprimida pelos romanos que acabaram expulsando os judeus da região, rebatizando a região para Palestina, por conta dos “filisteus” que também moravam ali na região.

 

O choque das culturas judaica e islâmica (a qual o povo palestino se converteu compulsoriamente, após a chegada dos Turco-Otomanos), além da disputa por um espaço que é sagrado para as três maiores religiões do mundo acaba por gerar essas tensões. Católicos e Judeus já tiveram seus atritos, como na época das Cruzadas, mas hoje em dia convivem pacificamente, ao contrário dos islâmicos, que, por mais que hajam muitas tentativas de paz entre esses dois povos, há muitos grupos extremistas que recorrem ao terrorismo do lado dos árabes.

 

Infelizmente a perspectiva é que os conflitos na região continuem por muitos e muitos anos, apesar de não ser mais guerras entre nações, como a Guerra dos Seis Dias entre Israel e alguns vizinhos como Egito e Líbano, a guerra agora é entre o estado nacional de Israel e milícias armadas extremistas como o Hamas e o Hezbollah, que atuam dentro de Gaza e do Líbano respectivamente.

 

Lembrando que esse é um resumo do quadro histórico que é bem mais extenso e complexo, com muitos detalhes que, aqui foram suprimidos, mas que ao se analisar a fundo o conflito, não podem ser deixados de lado. Além do mais, seria a “trégua” entre Israel e Cisjordânia, uma possível luz no fim do túnel, na paz entre israelenses e palestinos? Acompanhemos as notícias enquanto a história é escrita...

 

 

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE