segunda-feira, 08 de julho de 2024

MUNDO

Coluna Bento Junior: CINEGRAFIA DE TIM BURTON, PARA VER TAMBÉM FORA DO HALLOWEEN

POR Bento Júnior | 01/11/2023
Coluna Bento Junior: CINEGRAFIA DE TIM BURTON, PARA VER TAMBÉM FORA DO HALLOWEEN

Foto: Reprodução / YouTube

P

Passado a data mais assustadora do calendário, vim aqui trazer-vos alguns filmes de um dos diretores mais assustadores da atualidade, para assistir não só no halloween. Vale lembrar que essa lista é feita com base na opinião desse que vos escreve, não em dados científicos.

 

Timothy "Tim" Walter Burton é um cineasta, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista norte-americano. Seus filmes apresentam, sempre, aspectos góticos, fantasiosos, excêntricos ou sombrios. Entre suas principais inspirações estão o quadrinista Alan Moore, e o inventor do cinema de ficção Georges Méliès, além do brasileiro José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Sua obra, porém, possui um estilo único, tal qual veremos nos filmes a seguir.

  

Iniciemos por uma menção honrosa, visto que O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) foi lançado em 1993, produzido por Burton, é o único da lista que não foi dirigido por ele. O filme conta a história de Jack Skellington da "Cidade do Halloween" que abre um portal para a "Cidade do Natal". A Walt Disney Pictures decidiu lançar o filme sob nome da Touchstone Pictures devido ao pensamento que o resultado final seria "muito obscuro e assustador para as crianças". Ao longo dos anos, tem sido visto como um sucesso crítico e financeiro, resultando num investimento pela Disney em sua publicação no formato Disney Digital 3-D desde 2006.

 

Outra menção honrosa que merece ser colocada, é a sombria estreia do Homem Morcego nas telonas, dirigida e produzida por Burton em 1989, Batman tem uma versão bem ao estilo do diretor da história do personagem título, inclusive tendo muito da inspiração de Alan Moore, que escreveu quadrinhos do personagem. O filme é estrelado por Michael Keaton como Bruce Wayne/Batman, com Jack Nicholson como o vilão Coringa.

 

De sua frutífera parceria com Johnny Depp, muitos deles também como protagonista a sua ex esposa Helena Bonhan Carter, temos o trágico Edward Mãos de Tesoura (1990), Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), Sombras da Noite (2012), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), além das releituras das clássicas histórias de A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005), Alice no País das Maravilhas (2010) e Alice Através do Espelho (2016).

 

Outras versões feitas pelo autor estão Planeta dos Macacos (2001), O Lar das Crianças Peculiares (2016), e Dumbo (2019). Outro que não pode ficar de fora da filmografia clássica do diretor e produtor, é a animação A Noiva Cadáver, onde Victor acaba se envolvendo em uma trama de outro mundo, ao ir a floresta treinar seus votos para sua futura noiva Victoria. A maior parte da filmografia pode ser conferida no Disney+ ou no HBO Max.

 

Mas não podia encerrar sem um dos filmes mais “trashes” de Burton, e talvez um dos mais conhecidos. Para ver esse filme é preciso falar o nome dele três vezes... Em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice – 1988), depois de morrerem em um acidente de carro, Bárbara e Adam Maitland se encontram presos, assombrando sua antiga casa. Quando uma nova família e sua filha adolescente, Lydia, mudam para a residência, o casal de fantasmas tenta, sem sucesso, assustar os novos moradores. Suas tentativas de assombração atraem um espírito espalhafatoso, cuja ajuda se torna perigosa tanto para o par de almas, quanto para a inocente Lydia. Vale lembrar que o filme deve ganhar uma continuação no ano que vem.

 

Já viu algum desses filmes? Gosta do diretor? Conte sua opinião aqui para nós!

 

 

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE