quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Foi anunciado hoje, segunda-feira (24), por cientistas da Universidade de Hong Kong, a confirmação do primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no mundo. "Um paciente aparentemente saudável e jovem teve um segundo caso de infecção pela Covid-19 diagnosticado quatro meses e meio depois do primeiro episódio", revelaram os cientistas.
De acordo com os pesquisadores, o código genético do vírus no paciente, um homem de 33 anos, foi testado, revelando uma linhagem diferente entre a primeira e a segunda infecção. Na primeira oportunidade, o homem teve apenas sintomas leves, enquanto que na segunda, foi assintomático, ou seja, sem sintomas.
Segundo cientistas, “a origem da primeira amostra é diferente da segunda. Portanto, é uma reinfecção, e não um vírus que estava cronicamente na pessoa e sofreu mutação no decorrer do tempo". Assim, a descoberta revela que com a reinfecção possível, a transmissão da doença se mantém, já que pessoas recuperadas da doença podem se infectar novamente.
Os pesquisadores ainda detalharam que a segunda "versão" do vírus é mais próxima à que circulou na Europa entre julho e agosto (o paciente havia voltado de uma viagem à Espanha). Já o primeiro vírus era semelhante aos que circularam em março e abril.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.