sexta-feira, 29 de março de 2024

China diz que asas de frango exportadas do Brasil estão contaminadas pelo coronavírus

POR | 13/08/2020
China diz que asas de frango exportadas do Brasil estão contaminadas pelo coronavírus

Ilustração

O

O Governo de Shenzhen na China, emitiu hoje, quinta-feira (13), um comunicado informando que asas de frango congeladas e importadas do Brasil, apontaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) em testes feitos na mercadoria. Desde que surgiu em Pequim, um novo surto da doença e associado ao mercado de frutos do mar, o governo tem rastreado todos esses produtos que chegam aos principais portos do país.

 

Segundo o comunicado do governo, a descoberta aconteceu após a retirada de uma pequena amostra do lote para testagem do controle de doenças. Com o resultado positivo, outros produtos que haviam sido armazenados junto ao lote infectado também passaram por testes, mas todos os resultados apontaram negativo. O centro de prevenção e controle de epidemias de Shenzhen afirma que também testou pessoas que podem ter entrado em contato com a mercadoria, e que os resultados deram negativo para a Covid-19.

 

Após o incidente com a asa de frango, o governo pede que a população se mantenha atenta a congelados produzidos em outros países, principalmente carnes e frutos do mar, já que desde o mês de junho, várias cidades relataram situações de frutos do mar congelados contaminados. Um lote de camarões compro do Equador, também acusou positivo para o coronavírus.

 

Resposta Brasileira

O Ministério da Agricultura informou que assim que o governo chinês afirmou a detecção de Covid-19 nas asas de frango exportadas, ainda na quarta-feira (12), a Adidância Agrícola em Pequim foi acionada. Além disso, por meio de nota, a pasta afirmou não existir comprovação científica do vírus por meio da carne ou de embalagem de alimentos congelados, reafirmando que toda a produção obedece protocolos rígidos para garantir a saúde pública.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: