quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O Ministério da Agricultura da China informou na última quarta-feira (17) proibirá o uso de resíduos de cozinha para a alimentação de porcos, após vincular a prática nos primeiros casos de Peste Suína Africana (PSA).
A declaração do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais é o primeiro comentário do governo sobre como a doença mortal se espalhou no maior produtor de carne suína do mundo.
No início de agosto, foram registradas mais de 40 surtos da doença em 12 províncias e municípios da China. Segundo o comunicado pelo Ministério, 62% dos 21 primeiros focos do surto estavam relacionados à alimentação com resíduos de cozinha.
A peste suína africana (PSA) é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus. Segundo a Embrapa Suínos e Aves a doença não afeta os seres humanos, é exclusiva de suídeos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos). Inicialmente era caracterizada pelos aspectos clínico-patológicos semelhantes à peste suína clássica (PSC). No entanto, posteriormente foi observado que as duas enfermidades são distintas. A suspeita inicial da enfermidade baseia-se principalmente na observação dos sinais clínicos de doença hemorrágica. Porém, o uso de técnicas laboratoriais, como as moleculares, é imprescindível para a confirmação do diagnóstico. Não existe vacina ou tratamento para PSA.
Leia também:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.