sexta-feira, 29 de março de 2024

MUNDO

Caso Neymar X González deve ser analisado hoje (30) pelo Comitê da LFP

POR | 30/09/2020
Caso Neymar X González deve ser analisado hoje (30) pelo Comitê da LFP

Divulgação: Reuters

O

O Comitê Disciplinar da Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) se reúne hoje, quarta feira (30/09) para analisar as acusações de racismo ou homofobia contra os astros do Paris Saint-Germain (PSG), Neymar, e o zagueiro do Olympique de Marselha (OM), Álvaro González, que teriam acontecido durante o último jogo entre os times no dia 13 de setembro.

 

 

Durante o jogo, em que o OM venceu o PSG (1-0), quase no final da partida, uma briga cheia de insultos e que acabou na expulsão do jogador brasileiro, entre outros colegas de partida, acabou virando alvo das mídias internacionais, após as leituras labiais feitas por comentaristas do esporte afirmarem que Álvaro teria chamado o Neymar de "macaco", o qual teria respondido com palavras homobóficas. E ainda, uma outra suspeita é que o brasileiro também teria proferido um insulto racista ao japonês Hiroki Sakai, conforme afirma uma fonte próxima do Olympique. O encerramento do caso está previsto para a noite de hoje, quando termina a reunião da Comissão Disciplinar da LFP, salvo improvável adiamento do veredito. A Comissão abriu uma investigação em 16 de setembro, três dias após o jogo, e teve duas semanas para investigar o caso.

 

 

Quanto as possíveis consequências, embora o regulamento disciplinar da Federação preveja dez partidas de suspensão por "comportamento racista ou discriminatório", essas sanções podem ser "reduzidas", "aumentadas" ou "deixadas sem cumprimento total ou parcial" de acordo com as "circunstâncias", afirma esse mesmo regulamento. A jurisdição é quase inexistente nesses tipos de questões: os casos envolvendo jogadores diretamente permanecem bastante raros na história recente da Ligue 1. Como por exemplo, em 2013, o inglês do Olympique de Marselha, Joey Barton, foi suspenso por dois jogos, sem cumprimento, pelo Conselho Nacional de Ética (CNE) após chamar o zagueiro brasileiro Thiago Silva (na época jogador do PSG) de "gordo" e "transexual" nas redes sociais.

 

 

O que se pode afirmar de cara é que o debate acirrou mais ainda os conflitos da competição entre as equipes, que nos primeiros dias fizeram acusações entre si. Agora, a tensão foi reduzida enquanto se espera o veredito, mas não a preocupação. Do lado parisiense, o treinador Thomas Tuchel disse estar "preocupado" com o veredito, e considerou as sanções já tomadas pela Comissão Disciplinar de "desequilibradas", quando "em campo tive a sensação de que a agressão e a reação foram equilibradas". Até o momento, duas rodadas de sanções já foram aplicadas: a primeira afetou os jogadores do OM, Jordan Amavi (3 jogos) e Darío Benedetto (1 jogo), e os parisienses Layvin Kurzawa (6 jogos), Leandro Paredes (2 jogos além de um sem cumprimento) e também Neymar (2 jogos e mais um sem cumprimento). A segunda afetou o argentino Ángel di María (4 jogos) por cuspir na direção de Álvaro González. Isso deixará o PSG bastante desfalcado nas próximas semanas, enquanto aguarda a decisão sobre Neymar.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: