sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Parafraseando Jorge Bem Jor, “Deu no New York Times”! O renomado jornal norte-americano recentemente publicou um artigo sobre o notável êxito da Carreta Furacão nas áreas rurais do Brasil. Para desvendar este fenômeno cultural, a equipe de reportagem passou dois dias acompanhando um grupo aqui, em Rio Verde.
A matéria, veiculada na última quarta-feira (1º), explora a integração dos dançarinos à cultura brasileira por meio de suas coreografias vibrantes e a extravagância de cores. O icônico personagem Fofão é destacado como uma figura central.
"Dançarinos acrobáticos, vestidos como personagens infantis, seguem carretas adornadas com luzes de neon, executando coreografias nos semáforos e até mesmo no trânsito congestionado, levando os espectadores ao delírio," relata o artigo.
Os jornalistas Jack Nicas e Victor Moriyama, autores do texto, também exploram a dura realidade das equipes da Carreta Furacão. Em sua maioria, essas equipes são compostas por adolescentes que, em busca de um salário mínimo de R$ 1.320, passam meses nas estradas, trabalhando seis dias por semana.
"Apesar de alguns dançarinos terem abdicado da escola para seguir na estrada, as carretas se transformaram em uma espécie de porto seguro para jovens de bairros menos favorecidos, que, de outra forma, poderiam ser atraídos pelo crime," destaca o artigo.
Compartilhando o relato em sua presença online, o jornalista Jack Nicas compartilhou que passou dois dias "acompanhando de perto os artistas de Rio Verde, pendurado na parte traseira do veículo."
Nos comentários, ao lado dos brasileiros, indivíduos de diferentes nacionalidades elogiam a Carreta Furacão. Um internauta em inglês expressou: "Wow, que história incrível. Isso é espetacular."
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.