quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Foto: Divulgação
A partir de abril de 2026, os motoristas que trafegarem pelas BRs 060 e 452, ligando Goiânia a Rio Verde e Itumbiara, encontrarão um novo sistema de pedágio: o Free Flow (fluxo livre). A tecnologia será implantada em pelo menos sete pontos sob gestão da concessionária Rota Verde Goiás.
O modelo dispensa cancelas e praças físicas. A cobrança será feita de forma eletrônica, por meio da leitura da placa do veículo ou de uma etiqueta eletrônica (TAG) instalada no para-brisa.
🔹 Como funciona
O sistema utiliza pórticos tecnológicos com câmeras e sensores que identificam o tipo de veículo, peso e movimento na pista.
🔹 Orientação ao motorista
Antes de cada ponto de cobrança, placas e sinalização na rodovia indicarão a proximidade do pórtico, dando tempo para que os condutores se preparem para a passagem.
Segundo a concessionária, os usuários frequentes também poderão, em breve, cadastrar a placa do veículo para facilitar a cobrança automática.
O sistema, já em uso em estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, chega agora a Goiás, trazendo mais fluidez ao tráfego e segurança nas estradas.
Com informações de Mais Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.