quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: pa media
Um homem britânico de 67 anos, se tornou a primeira pessoa a testar uma vacina para o câncer de pulmão. Os médicos acreditam que o tratamento é revolucionário e esperam que seja eficaz no combate da doença, já que a vacina vai auxiliar a defesa do organismo.
O ensaio clínico está em estágio inicial para verificar a segurança do tratamento. O imunizante tem a mesma tecnologia da vacina contra Covid-19, é a RNA mensageiro (mRNA), que trabalha instruindo o sistema imunológico.
Cerca de 34 centros de pesquisa em sete países, vão recrutar 130 pacientes para testá-la. Segundo os médicos, o tratamento tem como alvo específico destruir as células cancerígenas, dessa forma, os efeitos colaterais podem ser minimizados.
O imunizante contém informações sobre vários marcadores encontrados na superfície das células do câncer de pulmão para ensinar ao sistema imunológico do paciente o que encontrar e combater.
Segundo os especialistas a vacina BNT116, feita pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech, pode ser um divisor de águas. “Esperamos dar início a esta nova era de tratamento com vacina de mRNA para câncer de pulmão em combinação com o tratamento padrão atual — imunoterapia e quimioterapia — possamos fornecer um reforço imunológico adicional”, afirmou Siow Ming Lee, que está liderando o ensaio clínico no Reino Unido, ao programa Today, da BBC.
Com informações BBC Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.