sexta-feira, 09 de maio de 2025
Foto: IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova versão do mapa-múndi com o Brasil no centro e o hemisfério Sul na parte superior da imagem, em uma proposta que inverte a tradicional orientação norte-sul. A novidade foi apresentada nas redes sociais na última quarta-feira (7) pelo presidente do órgão, Marcio Pochmann.
Em publicação no X (antigo Twitter), Pochmann afirmou que o mapa “busca destacar a posição de protagonismo do Brasil em fóruns internacionais como BRICS e Mercosul, além da realização da COP30 em 2025”.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) está agendada para novembro e será realizada em Belém, capital do Pará.
Esta não é a primeira iniciativa do IBGE nesse sentido. Em 2024, o instituto já havia lançado um novo Atlas Geográfico Escolar que posicionava o Brasil no centro do mundo, o que gerou polêmica nas redes sociais.
Marcio Pochmann, nomeado para o cargo em julho de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é formado em Ciências Econômicas pela UFRGS, com doutorado em Ciência Econômica pela Unicamp. Ele também possui experiência como professor e pesquisador na Unicamp, além de ter atuado como secretário municipal em São Paulo, presidente do Ipea e da Fundação Perseu Abramo.
Com informações de CNN Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Combustíveis registraram preços médios de R$ 4,48 e R$ 6,46 em abril na comparação com março