quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil é citado por Biden e Trump em 1º debate para as eleições presidenciais dos EUA

POR Ana Carolina Morais | 30/09/2020
Brasil é citado por Biden e Trump em 1º debate para as eleições presidenciais dos EUA

Foto: Jim Watson/AFP

O

O primeiro debate para as eleições presidenciais dos Estados Unidos (EUA) ocorreu nesta terça-feira (29), entre o candidato republicado Donald Trump e o democrata e ex-vice-presidente Joe Biden. Diversas temáticas foram discutidas de forma acalorada durante os 90 minutos sem intervalos, e entre as pautas, estava o Brasil e a situação das queimadas.

 

 

Uma das estratégias de Trump é relacionar Biden com a esquerda radical, e em uma destas tentativas, o atual presidente dos EUA afirmou que o plano ambiental do democrata era o “Green New Deal”, apoiado por políticos do grupo radical. O candidato Biden respondeu que “não apoio o Green New Deal. Apoio o plano Biden que apresentei”, momento em que mencionou o Brasil.

 

 

“As florestas tropicais no Brasil estão sendo destruídas. Mais carbono é absorvido naquela floresta do que é emitido pelos Estados Unidos. Vou garantir que vários países se juntem e digam [ao Brasil]: ‘Aqui estão US$ 20 bilhões. Parem de destruir a floresta”, prometeu Biden.

 

 

Além disso, o democrata ainda sugeriu sanções econômicas ao território brasileiro em caso de descumprimento das metas de preservação ambiental. “E se vocês [Brasil] não pararem [de destruir a floresta], sofrerão significativas consequências econômicas”, afirmou.

 

 

O presidente Trump não mencionou os incêndios na Amazônia, resguardando-se apenas a afirmar que os EUA progrediram na redução da emissão de carbono, bem como, segundo ele, atingiu níveis mínimos históricos.

 

 

Impostos

 

Ao debaterem sobre economia, outro assunto muito comentado nos últimos dias foi levado para a discussão, quando o atual presidente foi questionado sobre os seus impostos, depois de uma matéria publicada pelo “New York Times” revelar que ele pagou apenas U$ 750 em 2016, enquanto Biden, que divulgou ontem (29) os seus tributos, também voltou a pedir que Trump se comporte do mesmo modo.

 

 

“Eu paguei milhões de dólares em imposto de renda”, afirmou Trump, ao voltar a repetir uma promessa que faz desde 2015, de que irá divulgar os documentos quando “eles estiverem prontos”.

 

 

Pandemia

 

Os Estados Unidos possuem mais de 7 milhões de casos de Covid-19 e 200 mil mortes, sendo o país com o maior quantitativo de infecções e óbitos pela doença em todo o mundo. Ao discutirem a pandemia, Trump disse que a imprensa quer prejudica-lo com uma imagem negativa, mesmo que até governadores democratas, ou seja, da oposição, tenham elogiado suas medidas de combate ao coronavírus. Em resposta, Biden riu dessa afirmativa.

 

 

O republicano também tentou comparar a pandemia do novo coronavírus neste ano com a epidemia de gripe suína de 2009, que de acordo com ele, foi enfrentada de modo desastroso por Obama. O candidato Biden, então, respondeu que a gripe suína levou à óbito 14 mil americanos, enquanto a Covid-19 já fez 200 mil vítimas no país.

 

 

Com informações do G1 e do Poder360

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: