sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

Brasil deverá receber nova doação de vacinas contra a Covid dos Estados Unidos

POR Ana Carolina Morais | 08/07/2021
Brasil deverá receber nova doação de vacinas contra a Covid dos Estados Unidos

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O

O Brasil deverá receber, nos próximos 15 dias, uma nova doação de vacinas contra a Covid-19 dos Estados Unidos. Após o recebimento de 3 milhões de unidades da Janssen, anunciada no fim de junho, esta seria a segunda grande doação direta realizada pelos americanos aos brasileiros. A informação foi repassada por envolvidos na negociação à BBC News Brasil.

 

 

Até o momento, ainda não se sabe a quantidade de doses e a fabricante da vacina que será direcionada ao território brasileiro, mas há a probabilidade de serem imunizantes da Pfizer ou da Janssen, uma vez que já foram liberadas para aplicação tanto pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), quanto pela agência de vigilância americana, a FDA.

 

 

Apesar de os EUA possuírem um estoque de 60 milhões de unidades da AstraZeneca/Oxford, a vacina ainda não recebeu autorização da FDA, e por isso, ainda não pode ser enviada ao exterior pela Casa Branca. Sendo assim, restam as opções da Pfizer e da Janssen para a doação.

 

 

Os Estados Unidos já possuem quase 70% de sua população com a aplicação de ao menos uma dose de vacina contra o novo coronavírus, e devido a este cenário, iniciou uma política de doações de imunizantes. A escolha pelo Brasil ocorre diante da influência do país na política da América do Sul, bem como o baixo poderio de doses, a lotação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e as mais de 520 mil vidas perdidas para a doença.

 

 

(Com informações do UOL e do Jornal Opção)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: