quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Imagem: reprodução
O Brasil garantiu três posições na prestigiada lista dos 100 melhores queijos do mundo, divulgada pelo Taste Atlas, um guia global de gastronomia avaliado por pessoas de vários países.
Os destaques brasileiros foram:
Queijo Coalho (42º)
Tradicional do Nordeste, é conhecido por sua textura firme, elástica e ligeiramente amarelada. Vendido em palitos para assar, é um clássico das praias brasileiras, famoso por suportar altas temperaturas sem derreter.
Canastra (54º)
Queijo mineiro feito de leite cru da Serra da Canastra. Cilíndrico e semi-duro, possui sabor levemente ácido e picante. Sua maturação pode durar de 21 até 40 dias, quando atinge um perfil aromático semelhante ao Grana Padano.
Queijo Minas (82º)
Agora reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, destaca-se pela textura macia, esponjosa e sabor suave, adaptando-se às diferentes regiões e maturações.
O grande campeão da lista foi o italiano Parmigiano Reggiano, mas os queijos brasileiros seguem ganhando espaço e reconhecimento no cenário global, refletindo a riqueza e diversidade da produção láctea do Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Poluição de rios e oceanos, prejuízos ao turismo e desperdício de recursos destacam a urgência de avançar no saneamento básico