sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou, nesta quinta-feira (7), sua renúncia ao cargo ao cargo. O premiê britânico passa por turbulências em seu governo desde a última sexta-feira (1º), optando, agora, por renunciar sua posição de líder do Partido Conservador.
“É claramente a vontade do Partido Conservador que deve haver um novo líder do partido e, portanto, um novo primeiro-ministro (...) Eu vou servir até que um novo líder assuma (...) Ao público, sei que muitos estarão aliviados. Estou triste por estar entregando o melhor emprego no mundo”, afirmou Johnson em seu pronunciamento.
A ideia é que Boris permaneça como premiê até o outono do Hemisfério Norte, para que os conservadores tenham tempo para se organizarem e elegerem um sucessor. Segundo o atual primeiro-ministro, na próxima semana um cronograma será detalhado, mas o processo de escolha do novo líder já se inicia agora.
“A razão de eu ter lutado tanto é porque eu senti que era meu dever. Estou imensamente orgulhoso de minhas conquistas (...) Me arrependo por não ser bem sucedido em permanecer [no cargo] (...) o interesse público será servido”.
Apesar das turbulências mais intensas desde a última sexta (1º), as críticas e uma maior crise da gestão de Johson ocorrem já há mais tempo, desde janeiro deste ano, quando foi vazada a informação de que o premiê havia realizado festas no jardim da residência oficial de Downing Street durante o primeiro lockdown contra a Covid-19.
Para a secretária britânica de Relações Exteriores, Liz Truss, a decisão de Boris foi acertada. “O primeiro-ministro tomou a decisão certa. O governo sob a liderança de Boris teve muitas conquistas - entregando o Brexit, vacinas e apoiando a Ucrânia. Precisamos de calma e unidade agora e continuar governando enquanto um novo líder é encontrado”, defendeu.
(Com informações da CNN Brasil e do g1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.