sexta-feira, 19 de abril de 2024

MUNDO

Bolsonaro lamenta eleição de novo presidente da Argentina

POR Jornal Somos | 28/10/2019
Bolsonaro lamenta eleição de novo presidente da Argentina

internet

N

Nesta segunda-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que lamenta a eleição de Alberto Fernández na Argentina e diz que não parabenizará o novo presidente do país. "Lamento. Eu não tenho bola de cristal, mas eu acho que a Argentina escolheu mal", disse Bolsonaro ao deixar os Emirados Árabes, onde estava desde sábado (26).

 

Alberto Fernández derrotou o atual presidente Mauricio Macri, com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice na chapa, o resultado estava previsto ainda nas prévias eleitorais em agosto.

 

Com 97,4% das urnas apuradas, Fernández tinha 48,02% dos votos, e Macri, 40,46%.

 

Ainda de acordo com o presidente do Brasil, Fernández e Kirchner venceram as eleições porque as propostas por Macri não deram resultado.

 

"Agora, o povo botou no poder quem colocou a Argentina no buraco lá atrás", disse o presidente brasileiro.

 

Relação Brasil e Argentina

Bolsonaro foi questionado novamente sobre as relações com o futuro presidente argentino. O mesmo disse estar preocupado, porém irá conversar com o governo de Fernández.

 

"Pretendo dialogar, sim [com Fernández], não vamos fechar as portas. Agora, estamos preocupados e receosos, tendo em vista até o gesto que ele fez de Lula Livre. Temos a informação de que muita gente do PT estaria lá na Argentina para comemorar com ele o que seria a vitória dele."

 

Fernandez, que visitou Lula na prisão em julho deste ano, postou no dia da eleição, uma foto em que fazia um L com as mãos, mostrando apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A imagem estava acompanhada da hashtag #LulaLivre e de uma mensagem de parabéns o ex-presidente, que completou 74 anos neste domingo.

 

"Também hoje faz aniversário meu amigo @LulaOficial, um homem extraordinário que está injustamente preso faz um ao e meio. Parabéns pra você, querido Lula. Espero vê-lo logo."

 

Para Bolsonaro, a menção ao movimento pela liberação de Lula, que foi preso por corrupção na Lava Jato, é "um afronto [sic] à democracia brasileira, ao sistema judiciário brasileiro".

 

"Ele (Fernández) está afrontando o Brasil de graça, no meu entender. Estamos aguardando seus passos para, talvez, no futuro tomarmos alguma decisão em defesa do Brasil."

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: