quinta-feira, 28 de março de 2024

Bolsonaro está entre últimos que não reconheceram vitória de Biden após felicitação de Putin ao presidente eleito dos EUA

POR Ana Carolina Morais | 15/12/2020
Bolsonaro está entre últimos que não reconheceram vitória de Biden após felicitação de Putin ao presidente eleito dos EUA

Reprodução / El País Brasil

O

O presidente Jair Bolsonaro se tornou um dos últimos chefes de estado de grandes economias que ainda não reconheceram a derrota de Donald Trump. Isso acontece após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizar, nesta terça-feira (15), o presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, que teve sua vitória confirmada pelo Colégio Eleitoral na segunda (14). “Da minha parte, estou pronto para uma colaboração e para estabelecer contatos com vocês”, disse Putin em um telegrama, conforme informa uma nota emitida pelo Kremlin.

 

 

Segundo o presidente russo, sua demora em felicitar Biden foi devido à recusa de Trump em aceitar a derrota nas eleições americanas, bem como os diversos apelos feitos pelos republicanos à Justiça dos EUA, e por isso, ele aguardou a confirmação do colégio eleitoral.

 

 

“Putin desejou sucesso ao presidente eleito e assegurou-lhe que está convencido de que a Rússia e os Estados Unidos... podem, apesar de suas divergências, resolver numerosos problemas e desafios no mundo”, acrescentou Kremlin no comunicado sobre o pronunciamento do chefe de estado russo.

 

 

Com isso, o pequeno número de líderes que não felicitaram Joe Biden pela vitória nas eleições americanas é formado pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador e pelo ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

 

 

A assessoria do presidente brasileiro informou que Bolsonaro permaneceria em silêncio sobre o resultado do pleito dos EUA até a oficialização do resultado, que aconteceu nesta segunda (14). Apesar disso, anteriormente o chefe do executivo já havia confessado que torceu por Trump e reforçou, recentemente, as acusações de fraude eleitoral.

 

 

Mesmo afirmando que ocorreram irregularidades e fraudes nas eleições, Trump não apresentou evidências que comprovem sua teoria e têm acumulado diversas derrotas no judiciário dos EUA ao tentar contestar o resultado.

 

 

(Com informações do G1, UOL e Folha de S Paulo)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: