quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Arquivo Pessoal/Eliseu Alves
O barbeiro Eliseu Alves, de 38 anos, mantém, desde a infância, uma paixão por andar de bicicleta. Fascinado por aventuras, o goiano, natural de Rio Verde, no sudoeste do estado, já percorreu seis estados brasileiros sobre duas rodas. Agora, ele encara um novo desafio: percorrer 2,5 mil km de bicicleta para realizar o sonho de viajar até Chuy, no Uruguai.
“Sempre foi meu sonho conhecer outro país indo de bicicleta, então eu passei um ano juntando dinheiro, me organizando e treinando para poder fazer essa viagem”, conta Eliseu.
Sonho de criança
Eliseu conta que viajar sempre foi um desejo desde criança e que a bicicleta sempre foi uma companhia para onde ele ia.
“Desde que eu era moleque, eu gostava muito de bicicleta, eu ia para as cidades vizinhas de Rio Verde pedalando. O sonho foi crescendo de querer adquirir minhas próprias experiências", conta o barbeiro. Desde 2021, o goiano já passou por cidades de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Em cada local que o ciclista passa, registra os percursos e pontos turísticos em seu perfil nas redes sociais.
Preparação
Para bancar as viagens, Eliseu montou uma barbearia na cidade e toda a renda para as viagens é tirada do seu trabalho como barbeiro, já que ele não tem patrocinador.
Ele conta que sempre treina para poder fazer o clicoturismo e tenta manter uma alimentação saudável e balanceada. Eliseu afirma que poder fazer as viagens é uma realização e que cada lugar tem uma história diferente.
“Eu gosto de fazer cicloturismo por conta do impacto que você tem com as paisagens, por exemplo, o litoral de São Paulo é muito bonito, e agora eu decidi vir para o Uruguai por conta do litoral da região Sul. Isso é incrível”, conta.
Viagem internacional
Eliseu Alves saiu de Rio Verde no dia 2 de janeiro. O ciclista conta que pedala entre 8 e 10 horas por dia e evita pedalar à noite nas rodovias. A previsão de chegada a Chuy, no Uruguai, é no dia 24 deste mês.
“Esta é uma previsão de chegada, pois, por onde eu passo, eu gosto de aproveitar a cidade, a comida e conhecer novas culturas e pessoas. Gosto de apreciar cada lugar ao máximo”, afirma Eliseu. A oportunidade de fazer novos amigos também o motiva.
“Eu pedalo sozinho e, às vezes, pode ser um pouco solitário. E é muito bom estar com pessoas e poder conhecer as suas histórias. Em cada cidade que eu passo eu faço amizades, e isso não tem preço”, diz o ciclista.
Próxima meta
Eliseu diz que o sonho dele não vai parar no Uruguai. Ele pretende ir de bicicleta para outros países da América e da Europa. “Já passei por muitos lugares e não vou parar, depois dessa viagem ao Uruguai pretendo ir para outros lugares e realizar novos sonhos. Não parar é o que nos leva onde de fato queremos”, finaliza Eliseu.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.