quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams deveriam ter voltado à Terra em 12 de junho, mas o retorno já foi adiado outras três vezes. Agora, sequer possuem data marcada. Dois estão "presos" no espaço com a espaçonave Starliner, da Boeing.
A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho, em uma missão de (supostamente) 8 dias, no primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing. Só que, segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), problemas nos propulsores e vazamentos de hélio bagunçaram todo o cronograma.
A esperança é que a empresa de Elon Musk, a SpaceX, possa ajudar na missão de retorno dos astronautas. O Katsuo Kurabayashi, professor de engenharia aeroespacial da Universidade de Nova York, disse que dada a situação atual da Starliner, "é possível que a NASA decida usar uma espaçonave alternativa, como a Crew Dragon da SpaceX, para trazer os astronautas para casa com segurança".
Segundo a Nasa, a tripulação não tem pressa em deixar a estação, pois há muitos suprimentos em órbita, e a programação da estação está relativamente aberta até meados de agosto.
*Com informações Portal iG e Correio Braziliense
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.