sexta-feira, 26 de abril de 2024

AstraZeneca anuncia retomada de testes da vacina em parceria com Oxford contra a Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 12/09/2020
AstraZeneca anuncia retomada de testes da vacina em parceria com Oxford contra a Covid-19

Agência Estado

A

A farmacêutica AstraZeneca anunciou, neste sábado (12), que os ensaios clínicos para a vacina contra a Covid-19, produzida em parceria com a Universidade de Oxford, foram retomados no Reino Unido, após confirmação, emitida pela Autoridade Reguladora da Saúde de Medicamentos (MHRA), de que é seguro manter a testagem. Essa permissão ocorre seis dias depois do estudo ser interrompido, temporariamente, devido a reações adversas sentidas por um voluntário.

 

 

“O comitê do Reino Unido concluiu suas investigações e recomendou à MHRA que os ensaios no Reino Unido podem ser retomados com segurança. (...) A AstraZeneca está comprometida com a segurança dos participantes do estudo e os mais altos padrões de conduta em estudos clínicos. A empresa continuará a trabalhar com as autoridades de saúde em todo o mundo e será orientada quanto a quando outros testes clínicos podem ser retomados para fornecer a vacina de forma ampla, equitativa e sem lucro durante esta pandemia”, afirmou a empresa em comunicado.

 

 

Testagem no Brasil

 

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou, também neste sábado (12), que a Universidade de Oxford a informou sobre a autorização para a retomada dos testes, mas que a comunicação oficial para o retorno do estudo em território nacional, pela MHRA, ainda não foi efetuada. Na prática, o laboratório deve realizar um novo pedido protocolado para que a testagem seja reiniciada no país.

 

 

“Para que a reativação do estudo clínico ocorra no Brasil, a Anvisa espera receber nos próximos dias o peticionamento da empresa AstraZeneca (...) A Anvisa reitera que está comprometida com a celeridade na análise de todos os dados. Ao mesmo tempo, trabalha para garantir a segurança dos participantes do estudo clínico no Brasil”, afirmou a Agência, por meio de comunicado.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: