quinta-feira, 25 de abril de 2024

MUNDO

As primeiras sextas-feiras de agosto são dias de comemorar a cerveja!

POR Ana Carolina Morais | 07/08/2020
As primeiras sextas-feiras de agosto são dias de comemorar a cerveja!

Reprodução / Abril

A

As primeiras sextas-feiras de agosto tem um significado diferente aos amantes da cerveja desde 2007, quando esta se tornou a data de celebração da bebida. O Dia Internacional da Cerveja foi criado em uma mesa de bar nos Estados Unidos (EUA) pelos amigos Jesse Avshalomov, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez, possuindo, atualmente, adeptos em 80 países de seis continentes, além de mais de 200 cidades.

 

 

Mesmo quem não é adepto da bebida sabe de sua importância para diversas pessoas, culturas e países – Brasil, então, super incluso! Uma pesquisa realizada pela Opinion Box Insights mostrou que 45% dos brasileiros tomam cerveja ao menos uma vez na semana. Já um outro estudo do Clube do Malte, também em território nacional, revelou que dentre os entrevistados, 93,2% consideram cerveja sua bebida predileta e 88,8% afirma que o melhor momento para degustar ‘a gelada’ é enquanto come, solidificando o ato de comer e beber como um dos grandes prazeres da humanidade, sendo esta a atividade preferida do consumidor em seu tempo livre.

 

 

via GIPHY

 

 

Todos estes dados refletem no sucesso da comemoração, que segundo os criadores, possui três motivos principais: (1) reunir-se com os amigos para tomar uma cerveja; (2) celebrar os responsáveis por sua fabricação e disponibilização; e (3) unir o mundo sob a bandeira da bebida, festejando as cervejas de todas as nações em uma única data.

 

 

Os idealizadores do Dia Internacional da Cerveja também sugerem que, em comemoração, a bebida seja oferecida a alguém como presente. Outra ideia de celebração é provar e beber marcas diferentes da comumente consumida, além de agradecer aos cervejeiros e garçons.

 

 

A cerveja no Brasil é mais que uma mera queridinha da população: ela ocupa um espaço importante no segmento, uma vez que existem mais de 1.200 fábricas registradas até 2019, segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E apesar da crise gerada pela pandemia de Covid-19, o setor continua ativo e saudável financeiramente, principalmente devido aos novos produtos lançados recentemente, confirma Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora de uma cervejaria artesanal.

 

via GIPHY

 

 

A data também é utilizada como um momento de refletir sobre a busca de igualdade no segmento, superando o machismo presente. O 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras, divulgado em outubro de 2019, revelou que 89% dos profissionais do setor são homens, o que demonstra um ambiente ainda predominantemente masculinizado.

 

 

Independentemente da forma que você escolha para comemorar este Dia Internacional da Cerveja, seja com bebidas e comidas, experimentando novos rótulos e refletindo sobre sua representação na sociedade, o importante é que a data seja celebrada com moderação e consciência, de forma a perdurar a fama da gelada de trazer momentos de descontração e alegria aos seus amantes.

 

 

via GIPHY

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: