quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução / Redes Sociais
A Associação Internacional de Surfe (ISA) anunciou nesta quinta-feira (01) que o arbitro visto em foto com um dos surfistas das Olimpíadas de Paris foi afastado da competição.
Ben Lowe não vai mais julgar os atletas que disputam medalha em Teahupo'o, na Polinésia Francesa.
A polêmica começou quando o juiz, de folga devido às condições ruins da praia, publicou na segunda-feira passada, uma foto com o surfista australiano Ethan Ewing e do técnico, técnico Bede Durbidge nas redes sociais. Ethan pode cruzar o caminho de Gabriel Medina ou João Chianca até a final.
“Esses três meninos de Straddie (uma ilha na Austrália) fazendo seu trabalho nas Olimpíadas” dizia a legenda da foto publicada, que não está mais disponível.
Em sua decisão, a ISA afirmou que é "inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta" e que removê-lo do quadro de julgamento das Olimpíadas "para proteger a integridade e a justiça da competição".
Bem Lowe já havia sido alvo de protesto em abril pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), que enviou em abril uma carta para a ISA demonstrando preocupação com a integridade do julgamento nas Olimpíadas.
Na carta enviada em abril à ISA, a CBSurf reclamou que, nos últimos anos, alguns julgamentos causaram insatisfação entre os brasileiros. Um deles foi justamente nas Olimpíadas de Tóquio. Na ocasião, Gabriel Medina foi eliminado pelo japonês Kanoa Igarashi. O brasileiro vencia sua bateria de semifinal com um somatório de 16.77 (8.33 + 8.44), até seu adversário pegar uma onda e aumentar seu somatório para 17.00.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.