quarta-feira, 08 de outubro de 2025

MUNDO

Aprovação e desaprovação ao governo Lula ficam empatadas, aponta pesquisa Quaest

POR Marcos Paulo dos Santos | 08/10/2025
Aprovação e desaprovação ao governo Lula ficam empatadas, aponta pesquisa Quaest
A

A aprovação e a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltaram a empatar, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8) pela Quaest. O levantamento mostra que 49% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 48% aprovam. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

É a primeira vez desde janeiro que os índices ficam tecnicamente empatados. No início do ano, 49% desaprovavam o governo e 47% aprovavam. A diferença é a menor desde dezembro de 2024, quando a aprovação superava a desaprovação (52% a 47%). A desaprovação chegou ao pico em maio, com 57%, enquanto a aprovação era de 40%.

 

Principais resultados


A aprovação subiu de 46% em setembro para 48%, enquanto a desaprovação caiu de 51% para 49%. O percentual de pessoas que não souberam ou não quiseram responder permaneceu em 3%.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

 

Diferenças por gênero e faixa etária


Entre as mulheres, 52% aprovam e 45% desaprovam o governo — antes, os índices estavam empatados. Entre os homens, a desaprovação segue maior, dentro da margem de erro.
Na faixa de 35 a 59 anos, houve inversão: agora, 51% aprovam e 46% desaprovam a gestão. Entre os idosos (60 anos ou mais), há empate técnico — 50% aprovam e 46% desaprovam. Já entre os jovens de 16 a 34 anos, a desaprovação continua sendo maioria.

 

Escolaridade, renda e religião


A aprovação aumentou entre quem tem ensino fundamental, passando de 56% para 59%. Entre quem tem ensino médio ou superior, as variações ficaram dentro da margem de erro.
Na faixa de renda familiar acima de cinco salários mínimos, há empate técnico (52% desaprovam e 45% aprovam). Já entre os grupos de menor renda, especialmente beneficiários do Bolsa Família, a aprovação é mais alta: 67% aprovam e 31% desaprovam.
Entre católicos, 54% aprovam e 44% desaprovam o governo — um cenário melhor que o de setembro, quando os índices estavam empatados.

 

Avaliação geral da gestão
A percepção sobre o governo também se manteve estável:

 

  • Positiva: 33% (eram 31%)
  • Negativa: 37% (eram 38%)
  • Regular: 27% (eram 28%)
  • Não sabem/não responderam: 3%

 

Economia e política internacional
Segundo o levantamento, 79% dos brasileiros apoiam a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Além disso, 49% acreditam que Lula saiu fortalecido após o encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Assembleia Geral da ONU. Outros 27% avaliam que ele saiu enfraquecido.
A pesquisa também apontou queda na percepção de piora da economia em relação ao ano passado.

 

Com informações de Mais Goiás.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

TAGS:

COMPARTILHE: