sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

Apesar de posicionamento da OMS, Filipinas proíbem importação de frango brasileiro

POR Ana Carolina Morais | 15/08/2020
Apesar de posicionamento da OMS, Filipinas proíbem importação de frango brasileiro

Fabiano Accorsi/Ed. Globo

A

A Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionou quanto a informação de que um pacote de frango brasileiro, importado pela China, apresentou resultado positivo para Covid-19. Segundo alguns representantes da OMS, o vírus pode permanecer em superfícies, mas é inativado assim que higienizado. Mesmo com este pronunciamento, as Filipinas determinaram, nesta sexta-feira (14), uma proibição temporária às importações de frango do Brasil.

 

 

“Com os relatórios recentes da China e em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos, é imposta a proibição temporária da importação de carne de frango”, afirmou o Departamento de Agricultura em um comunicado, sem informar o prazo de duração da restrição.

 

 

O Departamento filipino ainda garantiu à população que os produtos de frango presentes no mercado local atualmente são todos seguros para consumo. O Brasil, além de ser o maior exportador global deste segmento, também responde por aproximadamente 20% das importações de frango nas Filipinas.

 

 

Organização Mundial de Saúde se posiciona sobre o caso

 

Segundo o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, esse acontecimento não deve assustar a população. “Não devemos criar a impressão de que há problema com nossa cadeia alimentar. As pessoas já estão assustadas o suficiente. É importante que rastreemos esses achados, mas é importante que as pessoas sigam suas vidas”, disse Ryan.

 

 

Para a líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, o procedimento realizado pela China é uma testagem rotineira e o vírus é inativado com medidas de higiene. “O que entendemos é que a China está testando embalagens, estão procurando o coronavírus nas embalagens. Sabemos que o vírus pode ficar nas superfícies por um tempo, mas ele é inativado se lavamos a mão depois de tocarmos a superfície contaminada”, informou Kerkhove.

 

 

Nesta quinta-feira (13), a prefeitura de Shenzhen, cidade da China, anunciou que havia detectado o novo coronavírus em embalagens de asas de frango congeladas que foram importadas do Brasil. Além de apontar que não comprovação científica para tanto, o Ministério da Agricultura também afirmou que toda a produção brasileira obedece um protocolo rígido para garantir a saúde pública.

 

 

Leia também:

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: