quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO / Estadão
Um apagão cibernético está causando falhas em sistema de comunicação em voos, serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19). Sistemas Windows que usam o aplicativo de segurança CrowdStrike estariam causando as falhas ao redor do mundo, como reportou o G1.
Segundo o site Downdetector, que monitora quedas de sistemas, aponta que pelo menos quatro sistemas bancários do Brasil enfrentam dificuldades sérias. Usuários dos Bancos Bradesco, Next, Pan e Neon estão fora do ar até o momento desta publicação.
O Bradesco aconselhou aos seus clientes que acessem o Internet banking pelo computador. O evento afetou também canais de TV no Reino Unido e Austrália. Bancos da África do Sul também enfrentam problemas.
Segundo relatos, várias grandes mesas de negociação de petróleo e gás localizadas em Londres e Cingapura também enfrentaram dificuldades para realizar operações comerciais devido à instabilidade cibernética.
Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor "Falcon".
A CrowdStrike é uma empresa que fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo para encontrar falhas em sistemas digitais evitar ataques de hackers. Informações iniciais dão conta de que o apagão se originou em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.