quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Pexels
O anticoncepcional masculino, já é um estudo realizado há décadas, porém nada era tão promissor até que, um estudo realizado no Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, apontou resultado positivo na criação de um.
A princípio, o estudo mostrou eficácia com camundongos causando “infertilidade temporária” que durou aproximadamente três horas, e em um dia, desapareceu totalmente.
Com uma única dose da droga, chamada TDI-11861, aplicada nos animais, os espermatozoides foram imobilizados antes, durante e depois do acasalamento.
Se os testes em camundongos puderem ser replicados em humanos com o mesmo grau de eficácia, então esta pode ser a abordagem contraceptiva masculina que estamos procurando — afirma Allan Pacey, professor da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, à BBC.
Antes dos testes em humanos, no entanto, os cientistas planejam realizar estudos com coelhos.
A pílula masculina não eliminará a testosterona e nem causará algum efeito colateral de deficiência de hormônio masculino.
Se os estudos avançarem e mostrarem mais eficazes em humanos, um dia será possível o homem entrar em uma farmácia e pedir “a pílula masculina”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.