Nesta terça-feira (07) o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump deu uma série de declarações em entrevista a jornalistas em Palm Beach, na Flórida, sobre algumas ações que ele pretende realizar no seu segundo mandato.
Trump afirmou que pretende obter o controle da Groenlândia e do Canal do Panamá, classificando ambos como essenciais para a segurança nacional americana. Em seu argumento, ele sugeriu que a ilha é essencial para os esforços militares de rastreamento de navios chineses e russos, que, segundo ele, estão "por toda parte". "Estou falando de proteger o mundo livre", disse ele aos jornalistas.
Questionado se descartava o uso de força militar ou econômica para assumir o controle do território autônomo dinamarquês ou do canal, ele respondeu: "Não, não posso garantir nada em relação a nenhum dos dois".
Sobre o Panamá, Trump afirmou que o canal onde passa vários navios comerciais deveria voltar ao controle dos EUA. “É vital para o nosso país" disse aos jornalistas.
Por fim, afirmou que pretende impor tarifas aos produtos mexicanos e prometeu rebatizar o Golfo do México para o Golfo dos EUA. "Que nome bonito e que apropriado", insistiu.