domingo, 08 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Demorou, mas os Estados Unidos lançou na última quinta-feira (20) a sua versão do PIX. Chamado de FedNow, o novo sistema de pagamentos foi desenvolvido pelo Federal Reserve, o Fed, Banco Central dos país. Assim como na versão brasileira, o modelo de pagamento vai possibilitar a transferência de dinheiro entre pessoas e bancos 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados.
Em uma declaração pública, o presidente do banco central de lá afirmou que “o Federal Reserve criou o FedNow para ajudar a fazer pagamentos diários nos próximos anos de maneira mais rápida e conveniente” afirmou Jerome Powell.
Antes de ser lançado, o país contava com apenas intermediários privados como o PayPal e o Venmo. Agora os pagamentos realizados pela nova solução serão liquidados diretamente nas contas do banco central norte-americano.
Assim como acontece por aqui, o objetivo do novo sistema disponibilizado por lá, é agilizar a transferências de fundos entre empresas e indivíduos. Um dos pontos citados são a redução de custos, melhoria no fluxo de caixa e aperfeiçoar a relação com fornecedores no caso de pessoas jurídicas. E para o povão estadunidense, os benefícios serão o fim da dependência bancária, já que por lá, ainda existe horário para funcionamento de transferências bancárias.
O serviço vai colocar os EUA em linha com outros países como o Reino Unido, Índia, União Europeia, além do próprio Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense disputarão competição com formato inédito e não terão vida fácil