quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Na última sexta-feira (9), dia do Veterinário, o especialista Anderson Ramos orientou tutores sobre os cuidados com a alimentação dos bichos. Os animais de estimação são considerados por muitas pessoas como um membro da família, mas vale lembrar que alguns alimentos são perigosos para eles.
Alimentos como batata-frita e lanches podem ser prejudiciais, alertou. O chocolate, por exemplo, está dentro das listas de alimentos humanos que não devem cair no gosto dos animais.
"Realmente o cacau é tóxico para os animais. Existe muita ocorrência em consultório, principalmente na época de Páscoa. É comum acontecer. O tutor dá um vacilo e deixa em cima de uma mesa, em cima do sofá, eles vão, comem e se intoxicam", advertiu.
Para que o seu animal de estimação tenha uma alimentação com comidas naturais é necessário antes passar por um nutrólogo especializado na espécie para que seja avaliado o que atende ou não às necessidades, de acordo o especialista.
Vômitos de coloração escura e fezes ralas são alguns dos sinais de alerta, segundo o veterinário, de que pode haver algo de errado na alimentação ou no organismo do pet. "A indicação é levar o mais rápido possível esse animal para o atendimento", declarou.
Veja alimentos que são tóxicos para o seu pet:
As uvas (e as uvas passas também) podem ser extremamente perigosas para o seu animal. Elas são tóxicas para o organismo do seu pet e, se ingeridas em grande quantidade, podem até causar insuficiência renal no seu animal.
Nenhum tipo de doce deve ser oferecido ao seu animal, porque não são próprios para o consumo dos bichinhos e o açúcar em excesso pode causar problemas de saúde, como a obesidade. Entretanto, o chocolate apresenta um risco a mais para o seu companheiro porque contém teobromina, uma substância altamente tóxica para o seu pet. Ela pode causar vômito, diarreia e, em casos mais graves, até desidratação e convulsão.
O abacate é outra fruta que pode comprometer a saúde dos animais. Isso porque contém uma substância chamada persina, que, apesar de não fazer mal para os humanos, é tóxica para cães, gatos, aves e até cavalos, podendo causar problemas intestinais no seu melhor amigo.
Não é recomendado o fornecimento de ossos, sejam crus ou cozidos. Além de poder causar irritação gástrica e desequilíbrio na flora intestinal, também há grande risco de engasgos e até perfuração de órgãos internos.
Com presença constante na alimentação humana, o alho e a cebola podem ser perigosos para os pets. Isso porque ambos contêm uma substância chamada tiossulfato, que destrói os glóbulos vermelhos dos animais e pode resultar em um sério quadro de anemia.
Fontes: G1 e Organnact Blog Pet
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.