quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Airbus anunciou que vai parar de produzir o A380, o maior avião de passageiros do mundo, informam as agências internacionais de notícias nesta quinta feira (14). O último modelo será entregue em 2021.
A empresa decidiu encerrar a fabricação após seu maior cliente dessa aeronave, a Emirates, reduzir pedidos e substituí-los por modelos menores e mais econômicos.
“Não temos nenhuma base para sustentar a produção, apesar de todos os nossos esforços de vendas para outras companhias aéreas nos últimos anos”, disse Tom Enders, CEO da Airbus, segundo informa a rede “CNN”.
O A380 foi uma das grandes apostas da Airbus, e está no mercado há 14 anos. Até hoje a empresa entregou 234 aeronaves, menos de um quarto das 1200 que planejava vender. A Emirates tem 100 A380 em sua frota. Este tipo de avião pode transportar até 800 passageiros.
As vendas do A380 foram prejudicadas por companhias aéreas que decidiram investir em modelos de jatos menores, mais leves e econômicos. “O anúncio de hoje é doloroso para nós e para as comunidades do A380 em todo o mundo”, disse Enders. “Mas os A380 ainda voarão por muitos anos e a Airbus continuará apoiando as operadoras do A380”.
O primeiro voo de um A380 aconteceu em abril de 2005, ainda na fase de testes. O primeiro voo com passageiros foi realizado em outubro de 2007, pela companhia Singapore Airlines. Este modelo pode voar mais de 15 mil km sem precisar pousar para abastecer. Nunca foi registrado um acidente com mortes em um A380.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.