sexta-feira, 19 de abril de 2024

MUNDO

Afinal jogo do Palmeiras é pelo bicampeonato no Mundial ou não?

POR | 08/02/2022
Afinal jogo do Palmeiras é pelo bicampeonato no Mundial ou não?

Imagem: Reprodução Rede Social/Instagram/Palmeiras/Fábio Menotti

D

Desde o ano passado, principalmente, um dos grandes memes do futebol brasileiro é sobre o Mundial de Clubes pertencer ou não a Sociedade Esportiva Palmeiras. Isso porque os torcedores alviverdes afirmam que possuem o primeiro título e o restante dos torcedores de outros times afirmam que não.

 

 

Agora com o time indo para disputa novamente em 2022, a piada volta a acontecer. O primeiro jogo acontece hoje, quarta-feira (08/02), a partir das 13:30, contra Al Ahly (Egito), nos Emirados Árabes Unidos. No ano passado, o clube brasileiro também foi para a disputa que acabou frustrada ao perder por 1 a 0 para o Tigres na semifinal, e ser superado justamente pelo Al Ahly, nos pênaltis, na disputa pelo terceiro lugar.

 

 

A explicação mais simples é que, após a Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil, a CBD (que era a CBF da época) se reuniu com a Uefa e a Fifa para discutir a criação do torneio mundial interclubes nos mesmos moldes da Copa, com 16 clubes. Mas, devido a dificuldade em trazer clubes europeus, o torneio, que seria realizado em 1951, foi reduzido para oito clubes. O Brasil, que organizaria a competição, no Rio de Janeiro, não contava com um campeão nacional, já que não existia um campeonato brasileiro na época. Assim, entrariam na disputa os campeões do Rio (Vasco) e de São Paulo (Palmeiras), além do campeão português (pelos laços afetivos com o Brasil) e cinco clubes dos países mais bem colocados na Copa do Mundo de 1950 (Uruguai, Espanha, Inglaterra, Suécia e Itália). E foi desta disputa que saiu o considerado primeiro título ao Palmeiras, e no ano seguinte ao Fluminense.

 

 

Entretanto, vale ressaltar que em 2014, a Fifa chancelou a conquista palmeirense, reconhecendo a importância do torneio. Porém, para evitar mais polêmicas sobre o assunto, vem sempre relacionando em seu site ou documentos oficiais, os campeões desde o início do novo modelo, criado em 2000.

 

 

Agora, o que fica é a torcida e sua paixão em poder gritar Campeão do Mundial de 2022 e quem sabe, acabar de vez com as piadas sobre o título e seu time.

 

 

 

 

 

(Com informações da FIFA, CBF, UEFA, GE, UOL, Gazeta Esportiva)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: