quarta-feira, 09 de julho de 2025

MUNDO

Acidentes com pipas já afetaram milhares de moradores de Rio Verde em 2025

POR Marcos Paulo dos Santos | 09/07/2025
Acidentes com pipas já afetaram milhares de moradores de Rio Verde em 2025

Foto: Equatorial

D

Durante o primeiro semestre de 2025, Rio Verde registrou 17 ocorrências de pipas enroscadas na rede elétrica, deixando milhares de pessoas sem energia. A cidade aparece entre as seis com mais casos no Estado, segundo levantamento da Equatorial Goiás, que aponta um crescimento de 87,5% nos acidentes do tipo em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Em todo o Estado, foram contabilizados 375 registros entre janeiro e junho, impactando diretamente mais de 99 mil consumidores. A concessionária alerta que a prática de empinar pipas próximo à rede elétrica representa risco de choques, queimaduras e até mortes, além de prejuízos à operação e ao fornecimento de energia.

 

As cidades com mais ocorrências em 2025 foram Aparecida de Goiânia (84), Goiânia (70), Anápolis (23), Águas Lindas de Goiás (19), Rio Verde (17) e Caldas Novas (13). Os desligamentos afetam desde residências até hospitais e empresas, causando transtornos e exigindo manobras técnicas para o restabelecimento da energia.

 

Segundo o gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial, o principal problema está na falta de informação e na tentativa perigosa de recuperar a pipa com vergalhões, canos ou varas de bambu. Mesmo linhas sem cerol, se estiverem molhadas, conduzem eletricidade e aumentam o risco de acidentes.

 

A concessionária também reforça os perigos do uso de cerol e da linha chilena, que além de ilegais, são capazes de romper fios elétricos, provocar incêndios e causar acidentes com motociclistas e ciclistas. A prática é proibida por lei e pode gerar multa e apreensão dos materiais.

 

Dicas para soltar pipa com segurança:

 

  • Escolha locais abertos, longe de redes elétricas;
  • Nunca use linhas metálicas ou com cerol;
  • Não tente retirar pipas presas em fios;
  • Crianças devem estar sempre acompanhadas por adultos;
  • Em caso de acidente, isole a área e acione o Corpo de Bombeiros (193) e a Equatorial Goiás (0800 062 0196).

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: