quarta-feira, 30 de abril de 2025
Foto: Agrodefesa / Goiás
Um abatedouro clandestino de suínos foi interditado nesta terça-feira (29), em Aragoiânia, na região Metropolitana de Goiânia, após uma operação conjunta da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. O local operava ilegalmente em uma fazenda próxima à zona urbana do município, a cerca de 35 km da capital, e armazenava mais de uma tonelada de carne suína imprópria para o consumo humano.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram o local em condições insalubres e sem qualquer tipo de licença ambiental ou sanitária. Todo o processo, desde a criação dos animais até o abate e o armazenamento das carnes e vísceras, era realizado sem controle técnico, em ambiente precário, sujo e com equipamentos enferrujados. Além da carne, foram apreendidas 40 latas de banha animal e vísceras, todas em estado inadequado.
A criação dos suínos era feita sem registro ou acompanhamento de veterinários, violando as normas ambientais e de segurança alimentar. O abate, por sua vez, era feito de forma rudimentar e perigosa, colocando em risco a saúde dos consumidores e promovendo maus-tratos aos animais.
Todo o material encontrado foi inutilizado e descartado conforme protocolos da Vigilância Sanitária. O local foi imediatamente interditado.
O responsável pelo abatedouro poderá responder por diversos crimes, incluindo:
Crime contra as relações de consumo, com pena de até 5 anos de prisão;
Falsidade sobre produtos ou serviços, com pena de até 1 ano;
Maus-tratos a animais, com pena de até 1 ano de reclusão.
A Agrodefesa alerta a população para os riscos do consumo de produtos de origem animal não fiscalizados e reforça que denúncias podem ser feitas pelo número 0800 646 1122.
*Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Tricolor carioca conquistou vantagem e pode empatar em Goiânia na volta que estará classificado