quarta-feira, 03 de julho de 2024

MUNDO

A vida de lutas da Rainha do Soul

POR Jornal Somos | 18/08/2018
A vida de lutas da Rainha do Soul
O

O mundo da música perdeu, nesta quinta (16), um dos seus maiores nomes. Aretha Franklin, conhecida como a rainha do soul, morreu em Detroit (EUA) aos 76 anos de câncer no pâncreas.

A descoberta da doença aconteceu em 2010, e, desde então, ela passava por tratamento. No ano passado ela anunciou que deixaria de fazer shows, realizando seu último show em novembro, na cidade de Nova York para arrecadar fundos para a fundação do cantor Elton John.

A causa da morte foi "câncer de pâncreas em estágio avançado", segundo comunicado divulgado para a imprensa. Esse é um tipo de tumor raro, que evolui lentamente, difícil de ser diagnosticado e que acometeu também outra pessoa pública famosa, Steve Jobs.

 

Ela, que começou cantando música gospel na adolescência, se tornou um grande nome do R&B americano, o rhythm and blues surgido nos anos 40 com influências como jazz e corais de igreja.

 

Além de uma voz poderosa, Aretha sempre lutou contra o preconceito e pela igualdade. Seu maior sucesso, “Respect” é uma versão regravada de Ottis Redding. Mas, a cantora fez modificações, como uma resposta, para exigir respeito às mulheres.

Era conhecida na Europa e nos Estados Unidos como "Lady Soul", se tornando um símbolo do movimento negro, e chegou a ser premiada pelo ativista negro americano Martin Luther King.

Em toda a sua carreira, a cantora recebeu 18 prêmios Grammy, incluindo um pelo conjunto da obra. Ela também recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade das mãos do então presidente George W. Bush.

 

Uma grande perca para a música, mas que deixa uma história de muita luta e um legado imenso para nós.

Como homenagem, selecionamos as 4 melhores músicas da artista para você.

 (You Make Me Feel Like) A Natural Woman

 

Ain’t no way

 

Respect

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE