sábado, 18 de janeiro de 2025
Conheça novas tecnologias que podem virar a nossa vida de cabeça pra baixo
Redação Jornal Somos
Quando pensamos no futuro, imaginamos carros voadores, muita tecnologia, roupas prateadas, viagens interplanetares nas férias e humanos fortemente conectados com robôs. Pode parecer uma vista bem distante mas não é bem assim. Veja abaixo 8 inovações futuristas que já estão sendo implantadas no nosso dia-a-dia.
1. Reconhecimento de face
Além da tecnologia já implantadas em alguns smartphones atuais, que permitem o desbloqueio dos mesmos pelo uso das feições do dono, escaneando cada parte para verificar a identidade, recentemente também vimos o lançamento de um APP, disponível para grande parte dos sistemas operacionais que tem a seguinte premissa: você aponta a câmera para algum candidato, podendo ser pessoalmente ou em panfletos, tv, revistas, entre outros, e o aplicativo te mostra a ficha do político, incluindo se ele tem algum caso em aberto com a justiça, visando alertar ao eleitor sobre alguns políticos.
2. Mural limitado a Digital Influencers
Um mural, grafitado em Los Angeles, EUA, continha a seguinte frase na placa localizada próxima ao segurança que vigiava o local: "Mural privado para influenciadores e pessoas que possuem mais de 20 mil seguidores e/ou conta verificada". Isso gerou uma pequena revolta no local, já que o aviso incitava que existiam pessoas que seriam melhores que as outras e estariam no direito de usar o espaço público, em detrimento de outras. 4 dias após a inauguração, o mural foi aberto a todos os frequentadores, mas a medida nos faz imaginar um futuro onde a prioridade geral seja o número de seguidores.
3. Classificação de pessoas por notas
No Japão, um conjunto de oito empresas privadas começaram a avaliar os seus clientes a partir do dia 1º de maio, usando a classificação deles para dar descontos, caso haja um bom comportamento. O governo do país também se interessou pelo projeto e é previsto que toda a população, que chega a ser mais de 1 bilhão de pessoas, estejam cadastradas e sendo classificadas. Isso já pode ser visto também em aplicativos de transporte, que já usam de notas para avaliar as suas corridas.
4. Localização em tempo real
Aplicativos como o WhatsApp e o Snapchat já usam da tecnologia, mostrando a localização atualizada em tempo real de seus usuários, seja em transmissão dos vídeos gravados pelos mesmos ou no envio das informações. Alguns usuários usam isso como forma de segurança, ao entrar em algum táxi, mandam a localização em tempo real para seus amigos, para que os mesmos possam avisar a polícia caso haja algum desvio a rota, mas enquanto isso pode ser visto por algo bom, também poderia ser um dos meios de cônjuges possessivos acessarem todos os passos da pessoa que elas veem como sua propriedade.
5. Transferência da mente para um robô
Já existem bots (respostas automatizadas) que simulam ser um humano, mas recentemente foi anunciado que Martine Rothblatt, dono de uma grande empresa de tecnologia, criou um robô com memórias e sentimentos da sua esposa. Podendo ser visto como um jeito de alguém viver para sempre, a bizarrice se encontra na inserção de parte de uma vida numa máquina.
6. Robô Sophia
Desde 2016 está sendo desenvolvido um projeto, nomeado Robô Sophia, uma humanoide extremamente realista que consegue interagir como uma pessoa normal. Recebendo cidadania ainda nesse ano, a crítica forte nela foi que no seu país de origem, Arábia Saudita, o direito dela estava prestes a ultrapassar até mesmo mulheres, como o direito de andar pelo seu evento de introdução sozinha, diferentemente das pessoas de sexo feminino do país, que não podem dar um passo fora de casa sem a companhia de um homem.
7. Casas inteligentes
Lâmpadas que trocam de cor com o uso de um aplicativo no celular, geladeiras que sabem quais itens faltam em seu interior e já mandam a lista de compra para o supermercado e até mesmo pequenas caixas que respondem as suas perguntas e te dão dicas, a residência está se transformando em algo que só poderia ser imaginado em filmes exagerados de ficção científica antigamente.
8. Registro de memórias
O desenvolvimento de lentes de contato por uma gigante da tecnologia coreana que permite o registro fotográfico a cada piscar de olhos e óculos de sol lançados há dois anos que registram vídeos de 10 segundos, podendo ter a duração aumentada com um simples toque na armação permitem o registro de simples detalhes e memórias de uma pessoa. O caso pode evoluir e se transformar em um dispositivo inserido no cérebro, como visto em uma famosa série britânica. Com essas inovações, estamos a cada vez mais conectados, porém mais distantes.
Esquecemos de alguma tecnologia? Tem algo que você gostaria de adicionar? Fala pra gente nos comentários!
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.