quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Um homem que vivia com HIV desde a década de 1980 foi curado nos EUA, segundo os médicos. Ele foi tratado no hospital de City of Hope, em Duarte, na Califórnia, onde recebeu uma medula óssea para o tratamento de uma leucemia, e o doador era naturalmente resistente ao vírus.
O homem de 66 anos, pediu para não ser identificado, mas diz estar “mais que grato” pelo vírus não ser mais encontrado em seu corpo, e poder suspender o uso dos medicamentos.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) afeta o sistema imunológico do corpo. Ele pode levar à Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) e dificultar a defesa do corpo contra infecções.
O HIV penetra os glóbulos brancos do nosso corpo por meio de uma proteína chamada CCR5. Porém, algumas pessoas, como era o caso do doador, têm mutações CCR5 que fecham essa porta e impedem a entrada do vírus.
Dezessete meses após o transplante da medula óssea que foi realizado para o tratamento da leucemia, o homem não apresentou mais níveis de HIV no seu corpo.
Existem outros 3 casos de remissão semelhantes que foram registrados nos últimos 3 anos. No entanto, os transplantes de medula óssea não vão revolucionar o tratamento para os 38 milhões de pessoas que têm HIV no mundo atualmente.
Porém, pesquisadores já vêm buscando maneiras de atuar na proteína CCR5 usando terapia genética.
Fontes: G1
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela redação do Jornal Somos
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.