sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
No atual momento vivido, o produtor rural de Goiás tem estado preocupado com as instabilidades criadas pela pandemia da Covid-19. Por isso todo o apoio e capacitação possível é sempre muito bem vinda.
Para isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou uma série de vídeos sobre gerenciamento de custos da propriedade rural para os produtores que receberiam presencialmente o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que foi readequado diante da pandemia do coronavírus (Covid-19).
Essa é a segunda série lançada pelo Senar e contém 13 vídeos. Os temas são: Por que calcular o custo de produção?; Custo Operacional Efetivo (COE); Custo Operacional Total (COT); Custo Total (CT); Margem Bruta; Margem Líquida; Lucro; Taxa de Remuneração do Capital; Custos “Invisíveis”; Fluxo de Caixa; Caderno do produtor; Organização na fazenda e Planejamento.
De acordo com o coordenador técnico de ATeG do Senar, Eduardo Gomes, o objetivo da série é apresentar aos produtores e técnicos de campo os conceitos das questões gerenciais. “Os vídeos são relacionados aos controles e registros e à importância e detalhamento dos custos, margens e indicadores gerenciais”.
Eduardo explicou que, nas visitas presenciais, os técnicos trabalham todos esses temas, mas o anseio do produtor em aproveitar o profissional nas questões produtivas acaba deixando a parte gerencial em segundo plano, tendo o técnico que reforçar a importância.
“Com os vídeos podemos melhorar a parte gerencial tanto dos técnicos, revisitando os conceitos de maneira simples e atrativa, quanto dos produtores, que poderão da mesma maneira ter esses conhecimentos e se manterem ativos até o momento em que o técnico possa retornar às propriedades”, disse Gomes.
Produção assistida – Desde 2013, a ATeG do Senar já beneficiou gratuitamente mais de 115 mil propriedades contribuindo para aumentar a produtividade de alimentos e a renda de famílias rurais em todas as regiões do Brasil.
Somente em 2019, foram atendidos 40.446 mil produtores rurais. Eles tiveram a oportunidade de acesso à capacitação tecnológica, além de conhecer e utilizar ferramentas de gerenciamento da propriedade rural para aumentar a produção de alimentos e gerar renda.
Assista ao vídeo 1 da série: Por que calcular os custos de produção?
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA e Comunicação Sistema Faeg/Senar
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero