terça-feira, 01 de outubro de 2024

Vacinas contra a Covid-19 chegam em Goiás e início da imunização será em Anápolis

POR Ana Carolina Morais | 18/01/2021
Vacinas contra a Covid-19 chegam em Goiás e início da imunização será em Anápolis

Reprodução / Governo de Goiás

A

As vacinas contra a Covid-19 chegaram, ao estado de Goiás, em Goiânia, às 11h30 da manhã desta segunda-feira (18). A imunização no Estado começará em Anápolis, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Leblon, às 17h, sendo esta, uma forma de retribuir a cidade pela recepção feita aos brasileiros vindo de Wuhan, no início da pandemia.

 

 

“Ninguém os aceitava. Anápolis tem que ser também homenageada para mostrar uma retribuição ao que o povo fez”, justifica o governador Ronaldo Caiado (DEM). Apesar disso, o político explicou que, logo após, às 17h20, é previsto o início da vacinação também na capital goiana.

 

 

A carga com as vacinas, depois de pousar em Goiás, foi levada para a câmara fria da Secretaria de Saúde, onde será feita uma distribuição equitativa para as demais regionais de saúde de todo o estado.

 

 

 

 

Do total das 6 milhões de doses iniciais adquiridas pelo governo federal, Goiás recebeu a parcela de 7%, o que representa 87.172 imunizantes, sendo 8.828 para as pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; 475 às pessoas com deficiência institucionalizadas; 320 indígenas; e 77.549 trabalhadores da saúde.

 

 

Apesar desta informação do governo estadual quanto às doses, o Secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, informou, posteriormente, que mesmo com a previsão do recebimento dos 87 mil imunizantes, ao chegar em território goiano, foram contabilizadas 183.080 vacinas, o que, de acordo com ele, conseguirá imunizar até 91.540 pessoas, uma vez que cada uma deverá tomar duas doses.

 

 

 

 

Além disso, Alexandrino ainda explanou sobre a gerência da imunização, que deverá ser efetuado a partir de um cadastro junto ao Ministério da Saúde, onde será controlado qual vacina a pessoa imunizada tomou, para garantir a administração correta das duas doses necessárias. “A vacinação será registrada na planilha do MS, que foi criada para a Covid-19. Todos os cidadãos estarão registrados: qual dose de qual marca. Isso tudo para garantirmos uma vacinação segura”, afirmou.

 

 

Durante a coletiva de imprensa, Caiado chegou a contar que, se estivesse dentro deste grupo inicial de prioritários à vacinação, gostaria de ser um dos primeiros a receber o imunizante, mas que como ele tem 71 anos, ainda não poderá ser contemplado com a vacina.

 

 

(Com informações do G1 e da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: