sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Apesar do surto de sarampo em outros estados brasileiros, a campanha de vacinação contra esta doença em Goiás permanece até o próximo dia 13. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), já foram aplicadas 12.556 doses contra o sarampo no público-alvo, que são as crianças e adolescentes de 5 a 19 anos que ainda não foram vacinadas ou estão com a imunização incompleta.
Em 2019, no território goiano, foram notificados 198 casos suspeitos em 51 cidades, onde 14 foram confirmados e 8 ainda seguem em investigação. Neste ano, já foram 9 notificações em 6 municípios, sendo um caso confirmado, 2 descartados e os outros 6 em processo de investigação.
Aproximadamente 900 postos de saúde por todo o Estado estão munidos com estoque de imunização. Além disso, foram distribuídas 80 mil doses da vacina tríplice viral, em todos os municípios goianos, para garantir a proteção não só para o sarampo, mas também para caxumba e rubéola.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode causar sérias complicações ao paciente, podendo levar à morte. A transmissão ocorre pela dispersão de gotículas com partículas virais no ar, quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outros. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero