quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados contra a febre aftosa. Em 121 municípios do estado os caprinos, ovinos e equídeos também devem ser imunizados contra a raiva.
Quando a vacinação for concluída, o produtor deve declarar a situação de todos os animais do rebanho. De acordo com a Agrodefesa o comunicado on-line é obrigatório para produtores acima de 100 cabeças. Abaixo disso, pode ser feito em um dos escritórios da Agência com o agendamento .
Os produtores também precisam ficar atentos sobre a “reserva de abate”. São os animais que deverão ser abatidos sem a realização da vacinação contra a Febre Aftosa, por até 90 dias pós-etapa. É preciso seguir os prazos legais para a declaração de rebanho, vacinação e realizar o encaminhamento dos animais ao abate, sem falta, em estabelecimento sob inspeção oficial (SIM, SIE e SIF).
Quem não vacinar o rebanho pode ser multado em R$7,00 por cabeça. Aqueles que não declararem dentro do prazo também são autuados e ficam impedidos de realizar movimentação de animais, sem conseguir emitir a guia de transição animal.
Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.